O que é o Sítio Bambutuque?
- tamboresdojulio
- 24 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de dez. de 2021
Este é um projeto que nasceu do desejo do casal Ciça e Júlio poder se conectar profundamente com a terra, com seus desejos e saberes.
Os tambores do Júlio precisavam de matéria prima - o Bambu-Gigante (Dendrocalamus giganteus) e nós de um lugar para instalar o ateliê e poder oferecer vivências em arte-educação.
Assim, nasceu a ideia do Sítio Bambutuque que se concretizou com a aquisição de uma área rural do município do Itapeva (MG), quase na divisa com Extrema (MG).

A terra possui uma boa área de mata e curso d'água que precisa ser reflorestado. Nossa intenção é criar SAFs (Sistemas Agroflorestais) para a produção dos bambus em sistemas agrossilviculturais.
Além disso, nosso sonho é construir nossa casa e ateliê em permacultura.
De onde vem isso?
A gente não sabia o que era bioconstrução mas já curtia se hospedar em pousadas e casas que utilizavam essa técnica de construção que respeita o meio ambiente e utiliza o design perfeito de aproveitamento de energia e fluxos.

Inspiração: casinha que alugamos pelo Airbnb em São Gonçalo do Rio das Pedras
Em 2014, acabamos construindo nossa casa aqui em Campinas da maneira que o sistema e as condições nos permitiram. Ou seja, uma linda casinha com cara de casa de roça, mas utilizando materiais "pesados", de alto impacto ambiental, como são feitas as casas na cidade (cimento, tijolo, aço, tinta, etc).
Passados os anos, aprendemos um pouco mais sobre a vida e descobrimos que seria maravilhoso poder aprender com a terra, construindo uma nova morada com nossas próprias mãos.

Em 2019, encontramos o local e em 2020 finalizamos o processo de compra. Decidimos que durante este ano iríamos estudar os movimentos da terra, águas, ventos, luz, etc, estudar mais sobre as técnicas construtivas, estruturar um planejamento estratégico para em julho de 2021 iniciar o processo de construção em mutirão, com apoio de mãos amigas.
Enquanto julho de 2021 não chega, estamos estruturando uma área de moradia provisória (um container) e já temos um platô para uma barraca de camping para os amigos que quiserem vir passear e apoiar as obras no sítio.
Em breve, teremos água dentro do container, um banheiro seco e um chuveirão para atender o acampamento/moradia temporária.
Para acompanhar esta jornada, inscreva-se em nosso canal do Youtube:
Nosso propósito: Espalhar beleza e consciência sobre a necessidade de respeito à terra em tudo o que fizermos e produzirmos, promovendo a recuperação de áreas degradadas e ampliação da rede de proteção ambiental região.
Nossa direção estratégica: Tornarmo-nos um sítio referência na gestão dos recursos naturais, educação ambiental, tendo fontes de receitas sustentáveis, promovendo e fortalecendo a consciência sócio-ambiental-econômica da região.
Algumas ações prioritárias do Sítio Bambutuque:
Cultivar matérias primas para os instrumentos (Bambus, Cabaças e Árvores fornecedoras de sementes);
Construir em bioconstrução ateliê criativo do Júlio e nossa morada compartilhada (Morada das Artes);
Construir em bioconstrução área mais ampla pra realização de cursos e eventos alinhados ao nosso propósito e direção estratégica;
Ser um sítio economicamente sustentável tendo como fontes de receitas:
Visitações / hospedagens;
Produção orgânica de bambu e alimentos;
Comercialização de instrumentos musicais;
Vivências em arte-educação ;
Turismo ambiental e de aventura, entre outros que estejam alinhados ao nosso propósito;
Projetos com financiamento público e privado voltados à preservação ambiental / educação / cultura.
Bom, a ideia é ter por perto pessoas queridas que queiram aprender a construir, que queiram ajudar este sítio tornar-se economicamente sustentável.
Comments